HISTORIA DA MADUREIRA

ria

 

Deus usou dois instrumentos poderosos em suas mãos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, para deflagar o maior movimento pentecostal da história contemporânea da Igreja: as Assembléias de Deus do Brasil. Ambos de origem sueca, membros da igreja batista em seu país, haviam emigrado para a América, em épocas diferentes. Aí, não somente tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no individualmente de modo glorioso. Posteriormente, já amigos, e buscando juntos o Senhor, receberam dele a revelação e a chamada missionária para virem para o Brasil, onde, em 18/06/1911, em Belém do Pará, fundaram a Assembléia de Deus. A partir daí, a mensagem pentecostal começou a ser anunciada em todos os estados brasileiros. Em 15 de novembro de 1927, por direção divina, chegava na capital de São Paulo o abençoado casal Daniel Berg e sua esposa Sara, para aqui semearem a boa semente do evangelho de Jesus. O primeiro culto nesta cidade foi realizado na mesma data em uma casa alugada na Vila Carrão, um bairro distante do centro da cidade. Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja. Orando muito, eles prosseguiam com as reuniões. Porém, aos poucos, a vizinhança começou a tomar conhecimento dos cultos. Certo dia, quando estavam orando e cantando, uma senhora bateu à porta e convidaram-na para entrar. Perguntou-lhes se eram crentes, e eles responderam afirmativamente. Esta mulher contou-lhes que havia se convertido na Assembléia de Deus de Maceió, vindo depois para São Paulo. Em sua casa, vinha por muito tempo, com lágrimas, pedindo ao Senhor Jesus para que enviasse um servo seu para desenvolver a sua obra na cidade de São Paulo. O casal Berg compreendeu imediatamente que fora pelas orações desta irmã que o Senhor lhes enviara à capital paulista. Na família da mesma, haviam pessoas que estavam sedentas de salvação, que aceitaram o Evangelho com muita alegria. Muitos vizinhos começaram também a participar das reuniões, recebendo de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador. Alguns dias depois, um grupo de crentes que haviam saído de outra denominação (discordância doutrinária), passaram para a nova igreja. Entre eles estavam: Ernesto Ianone e a sua esposa Josefina; Vitaliano Piro e esposa; José Piro e esposa Elvira; Filomena Salzano e seus filhos Miguel e Luiz Salzano. Ainda faziam parte deste grupo, familiares da irmã Regina Antunes, de saudosa memória, que em fevereiro de 1989 passou para a eternidade: sua mãe Angelina Augusta Barretta e seu irmão Pedro Barretta Hallepian. Nascia assim, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do Ministério do Belém, que hoje já reúne cerca de 2.000.000 de membros, e que teve como seus pastores: Daniel Berg, Samuel Nystron, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima, e o atual pastor José Wellington Bezerra da Costa.
 
Fundador do Ministério de Madureira: PAULO LEIVAS MACALÃO
Nasceu na cidade de Livramento, RS, em 17.09.03, filho do general João Maria Macalão e dona Joaquina Jorgina Leivas Macalão. O desejo dos pais era de que ele seguisse a carreira militar. Deus tinha outros planos para ele. Converteu-se em 05.04.1924, sendo batizado em 03.11.1924.
Começou campanha de evangelização nos subúrbios do Rio, passando por Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Marechal Hermes, Petrópolis e Niterói. Em 17.08.1930, o missionário Gunnar Vingren, que havia se transferido para o Rio, consagrou Paulo Leivas Macalão ao ministério pastoral. Bangu foi à localidade escolhida para seu trabalho evangelístico e para construção do primeiro templo das Assembléias de Deus.
Mais tarde (15.11.1929) o trabalho foi transferido para MADUREIRA, bairro em que se estabeleceu como igreja sede. Em 17.01.1934, casou-se com Zélia Brito, nascendo-lhe um único filho, Paulo Brito Leivas Macalão. Por muitos anos, o pastor Paulo Macalão foi Conselheiro da Sociedade Bíblica, Conselheiro Vitalício da CPAD. Presidente do Instituto Bíblico Ebenezer, da Convenção Nacional de Obreiros de Madureira entre outros.
Em 26.08.1982, o Pastor Paulo Leivas Macalão passou a morar com o Senhor. Em 1923, inicio da igreja no Rio de Janeiro. Em 30.04.1924, registro oficial como igreja organizada.
O atual Presidente de Madureira: Bispo Dr. Manoel Ferreira.
Muitos fatos marcam a construção do templo da Assembléia de Deus de Madureira, entretanto, outros ainda não foram revelados. Os motivos são vários, vão desde o acúmulo de informações às dificuldades de manter contato com os veteranos que participaram da construção da Catedral de Madureira. Grande parte desses irmãos e irmãs, que se dedicaram à construção, já dorme no Senhor, mas foi possível reunir importantes informações através do diálogo com antigos obreiros que contribuíram na elaboração deste capítulo. Lançamento da Pedra Fundamental – A construção do grande templo da Assembléia de Deus em Madureira foi iniciada graças a uma generosa oferta levantada no dia do lançamento da Pedra Fundamental. Deus estava dando mostra de que supriria todas as necessidades. Confiante na promessa de Deus, o pastor Paulo Leivas Macalão e demais obreiros não pouparam esforços para ver um grande sonho se tornar realidade: a construção do templo. Uma marca vital entre àqueles que haviam se comprometido em levar a obra adiante era a alegria. O espírito feliz removia a aspereza do ato de dar daqueles irmãos, pois sabiam que a atitude positiva transforma o sacrifício em prazer e que quando há alegria interior, nenhum desafio parece grande demais. Antes de iniciar a obra, o pastor Paulo Leivas Macalão considerava fundamental desenvolver uma boa equipe. Sua idéia principal sobre liderança é simplificada nestes termos: “Encontre pessoas de ação, que se tornarão realizadoras em seus campos de atividade... pessoas em quem você pode confiar. Em seguida, envelheçam juntos”.